Crédito Colateralizado: o empréstimo para pessoa física e jurídica

Uma oportunidade para você ou sua empresa chama-se crédito colateralizado. A operação de empréstimo que tem como garantia os seus investimentos na XP. A taxa do empréstimo dependerá dos investimentos que você possui.

No crédito colateralizado o tomador aceita oferecer uma garantia real ou financeira para tomar recursos, a depender do propósito do empréstimo como forma de garantia aos valores demandados. Em caso de inadimplência, a instituição pode acionar essa garantia para cobrir o valor devido. Assim, essa modalidade apresenta menos risco para quem oferece o crédito, permitindo que as taxas sejam mais baixas. Para o tomador do crédito, além de taxas mais baixas, uma das vantagens é a alta variedade de ativos aceitos como garantia. Podendo ser desde um imóvel, até a sua carteira de investimentos.

Embora as taxas sofram variações de acordo com o perfil do tomador, a relação com a instituição e o ativo usado como garantia, os juros ficam bem menores que as principais modalidades de crédito disponíveis no mercado.

O que pode ser usado como garantia?

Um dos ativos que popularizou esta modalidade foi o crédito consignado, que utiliza o fluxo de pagamento de salário ou aposentadoria para cobrir o débito. No entanto, há uma enorme variedade de ativos que podem ser utilizados:

Alienação fiduciária: o devedor transfere a titularidade de um bem para a instituição financeira como garantia até o fim da quitação da dívida, mas pode continuar usufruindo do bem enquanto isso. Geralmente é concedida quando o crédito tem fins de financiar ou comprar um carro, por exemplo.

Folha de pagamentos: o crédito consignado, por exemplo, é uma modalidade que utiliza o fluxo de pagamentos de salário, pensão ou aposentadoria como garantia. Geralmente é concedido para aposentados e pensionistas do INSS e para funcionários públicos, cuja folha de pagamentos apresenta baixo risco de inadimplência.

Imóveis: o home equity e a hipoteca, por exemplo, são modalidades cujo devedor transfere o imóvel como garantia para a instituição financeira até o fim do contrato. Imóveis e bens imobiliários quitados normalmente oferecem os juros mais baixos possíveis. Além disso, a tendência de valorização e a impossibilidade de roubo faz com que sejam os preferidos para uso como garantia.

Carro: muito comum também, mas não oferecem as melhores taxas, pois tendem a desvalorizar, além dos riscos de batidas e roubo.

Crédito Colateralizado: utiliza ativos financeiros como um CBD, ações ou até uma carteira completa de investimentos. Útil pois oferece liquidez e alavancagem ao investidor, além de se tornar, junto com os imóveis, uma alternativa para garantir as menores taxas do mercado.

Caso você necessite de crédito, entre em contato conosco e solicite sua cotação. Nossa equipe vai ajudar você!

Fonte: XP Investimentos

https://inspirainvestimentos.com.br/wp-content/uploads/2018/09/icon_local-65x65.png

Nossos endereços:

Santa Maria | RS
(55) 2103.3600
Rua Floriano Peixoto 1709 | sala 501
santamaria@inspirainvestimentos.com.br

Santa Cruz do Sul | RS
(51) 2106.3600
Rua Marechal Deodoro 568 | sala 301
santacruz@inspirainvestimentos.com.br

Telefone Ouvidoria
(XP Investimentos)

0800 722 3710

©2018 Inspira Investimentos.
Todos os direitos reservado.