Hora de investir: como o atendimento especializado estimula resultados mais consistentes

Um bom profissional de saúde é aquele que concede aos resultados dos exames de seus pacientes o mesmo grau de importância de seus relatos. Despende o tempo necessário para escutá-los. Elabora perguntas com atenção aos detalhes. Não apresenta respostas prontas. E, para que o tratamento seja favorável à cura de doenças e reversão de sintomas desagradáveis, ele conta com a disciplina do cliente em seguir o protocolo proposto. 

Um bom assessor de investimentos carrega semelhanças. Em suas reuniões com investidores ele é questionador. Seu trabalho será promover a aderência das respostas de suas perguntas às alterações de cenário econômico constantemente. Quanto mais souber da vida financeira das pessoas às quais assessora, mais profundo será o plano de investimentos sugerido. 

Há quase 15 anos assessorando investidores no mercado financeiro, a Inspira Investimentos conta com assessores comprometidos e especializados em soluções de acordo com o perfil e com a demanda de cada investidor. 

— O assessor faz uma ponte do que existe no mercado para o que o cliente precisa. Com um leque de alternativas cada vez mais diversificado, esse embasamento se torna fundamental para planejamentos a longo prazo. O acompanhamento contínuo permite ajustes conforme a conjuntura econômica muda – enfatiza Naíme Trevisan, proprietária e especialista em investimentos da Inspira. Mas como saber quando um escritório ou assessor é realmente especialista em investimentos? 

Naíme explica que, atualmente, há uma certificação da Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord) necessária para a assessoria em investimentos, além de outras não obrigatórias, mas que cada profissional pode buscar para se qualificar. 

— O ambiente digital democratizou o acesso a informações. Nossa leitura é muito positiva sobre este movimento. O problema está no filtro pela qualidade dos dados e pela responsabilidade no que se recomenda. É aí que faz diferença a experiência de um assessor certificado e aprovado por sua excelência.

É possível encontrar esses profissionais em uma pesquisa nos sites das certificadoras, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e nos escritórios credenciados a bancos de investimentos e corretoras. 

Outro importante ponto que o investidor deve estar atento, segundo Naíme, está relacionado às promessas de rentabilidade. 

— O conjunto de estímulos monetários para amenizarem os efeitos da pandemia sobre as economias reduziram o tempo de recuperação dos preços de muitos investimentos (financeiros ou não). Em uma estrutura como esta, os riscos são ignorados e a sensação predominante é de que o mapa do tesouro foi descoberto. Desconfie do complicado e dos ganhos certos. Se comprometer com resultados imprevisíveis é irresponsável. Somos fiscalizados pela CVM por atitudes como esta, inclusive! 

Além da certificação e da busca constante por conhecimento e atualização da área, quando a Inspira Investimentos está à procura de profissionais para compor o seu time, há um requisito indispensável a ser preenchido, que é o compromisso ético e o respeito com o investidor.

— Um bom assessor se resume em duas palavras: confiança e respeito. Para que o cliente se convença de que aquele profissional realmente vai conduzir o patrimônio dele com um cuidado de longo prazo, ele precisa confiar. E o assessor precisa também respeitar aquilo que o cliente deseja — defende a especialista.

Experiência em investimentos 

Criada em 2006, a Inspira Investimentos conta atualmente com dois escritórios, sendo um em Santa Maria e outro em Santa Cruz do Sul. A empresa defende a lógica de pensar em ser melhor que a si mesma a cada dia. Os esforços pessoais dos Assessores se concentram em dedicar tempo para estudar o mercado, conhecer os investidores, conversar sobre o que os preocupa e interpretar suas demandas. Os investidores – pessoas físicas ou jurídicas – são atendidos por dois segmentos de negócios. Para as discussões de investimentos existe uma equipe de Assessores certificados através da Inspira Investimentos. Estudos patrimoniais, estratégias de aposentadoria via previdência privada, proteção pessoal e sucessória são assuntos tratados através da Inspira Patrimonial. 

Os planos futuros da empresa incluem expansão de seu quadro de profissionais, ampliação da assessoria para o conceito de ecossistemas financeiros, bem como abrir novas unidades em novos locais do estado. 

 

A Inspira Assessores de Investimentos, inscrita sob o CNPJ 10.491.509.0001-38 é uma empresa de Assessoria de Investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários na forma da Resolução CVM 178/23 (“Sociedade”), que mantém contrato de distribuição de produtos financeiros com a XP Investimentos Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários S.A. (“XP”) e pode, por conta e ordem dos seus clientes, operar no mercado de capitais segundo a legislação vigente. Na forma da legislação da CVM, o Assessor de Investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais A Sociedade poderá exercer atividades complementares relacionadas aos mercados financeiro, securitário, de previdência e capitalização, desde que não conflitem com a atividade de assessoria de investimentos, podendo ser realizada por meio da pessoa jurídica acima descrita ou por meio de pessoa jurídica terceira. Todas as atividades são prestadas mantendo a devida segregação e em cumprimento ao quanto previsto nas regras da CVM ou de outros órgãos reguladores e autorreguladores. Para informações e dúvidas sobre produtos, contate seu assessor de investimentos. Para reclamações, contate a Ouvidoria da XP pelo telefone 0800 722 3730.

https://inspirainvestimentos.com.br/wp-content/uploads/2018/09/icon_local-65x65.png

Nossos endereços:

Santa Maria | RS
(55) 2103.3600
Rua Floriano Peixoto 1709 | sala 501
santamaria@inspirainvestimentos.com.br

Santa Cruz do Sul | RS
(51) 2106.3600
Rua Marechal Deodoro 568 | sala 301
santacruz@inspirainvestimentos.com.br

Passo Fundo | RS
(54) 2106.2375
Rua Teixeira Soares 1.117 | sala 604
atendimento@inspirainvestimentos.com.br

Telefone Ouvidoria
(XP Investimentos)

0800 722 3710

©2018 Inspira Investimentos.
Todos os direitos reservado.