Não perca dinheiro com a inflação

Inflação é o aumento generalizado dos preços. E você sabe porque esse tema se tornou recorrente? Porque o dinheiro vem perdendo valor no mundo inteiro. O dos outros e o seu também!

A fonte desse fenômeno varia, mas se resume a duas probabilidades: Demanda e Custos. Talvez você fique surpreso ao perceber que pode estar contribuindo para os preços subirem!

O primeiro caso se trata de dinheiro demais em busca de poucos bens. É o que acontece nos EUA, por exemplo. Mais de 25% dos dólares em circulação no mundo foram impressos a partir de 2020. O excesso de dinheiro estimula o consumo, que provoca aumentos de preços. 

No Brasil, o motivo da inflação está mais relacionado aos custos de produção do que ao volume de recursos financeiros livres na economia. As matérias primas importadas estão mais caras e escassas, o que encarece os produtos finais aos consumidores. 

Mas por aqui também está presente a avidez por compras. Você deve conhecer alguém que nos últimos 12 meses resolveu trocar seu carro, comprar uma bicicleta de passeio ou a casa dos sonhos. Como consequência disso, o IPCA (índice de inflação oficial do país) acumula alta de 8,06% no período. 

Seus investimentos podem e devem ter retornos compatíveis com estes patamares. Algumas classes de ativos repõem a inflação. A principal delas é a categoria de renda fixa que possibilita repor a desvalorização do dinheiro, mesmo que seu perfil seja conservador. O rendimento de um CDB (Certificado de Depósito Bancário) com prazo de resgate em 3 anos permite rendimentos próximos de IPCA + 4,5% por ano. Isso significa dobrar o capital investido em 8 anos e meio, considerando a medida da inflação em 4% ao ano. 

Incluir ações no portfólio de investimentos também pode vir a protegê-lo da inflação no longo prazo. O rendimento médio do índice Ibovespa desde a sua criação foi 6,3% acima do IPCA. Isso ocorre porque as empresas tendem a crescer junto com a economia e reajustar as cotações dos seus produtos e serviços conforme a inflação, resultando em crescimento real.

Se você está preocupado em preservar o seu bolso da perda do poder de compra é bem provável que os seus investimentos estejam perdendo para a inflação. Nunca foi tão oportuno agendar uma conversa com seu assessor de investimentos. O café é por nossa conta. 

A Inspira Assessores de Investimentos, inscrita sob o CNPJ 10.491.509.0001-38 é uma empresa de Assessoria de Investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários na forma da Resolução CVM 178/23 (“Sociedade”), que mantém contrato de distribuição de produtos financeiros com a XP Investimentos Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários S.A. (“XP”) e pode, por conta e ordem dos seus clientes, operar no mercado de capitais segundo a legislação vigente. Na forma da legislação da CVM, o Assessor de Investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais A Sociedade poderá exercer atividades complementares relacionadas aos mercados financeiro, securitário, de previdência e capitalização, desde que não conflitem com a atividade de assessoria de investimentos, podendo ser realizada por meio da pessoa jurídica acima descrita ou por meio de pessoa jurídica terceira. Todas as atividades são prestadas mantendo a devida segregação e em cumprimento ao quanto previsto nas regras da CVM ou de outros órgãos reguladores e autorreguladores. Para informações e dúvidas sobre produtos, contate seu assessor de investimentos. Para reclamações, contate a Ouvidoria da XP pelo telefone 0800 722 3730.

https://inspirainvestimentos.com.br/wp-content/uploads/2018/09/icon_local-65x65.png

Nossos endereços:

Santa Maria | RS
(55) 2103.3600
Rua Floriano Peixoto 1709 | sala 501
santamaria@inspirainvestimentos.com.br

Santa Cruz do Sul | RS
(51) 2106.3600
Rua Marechal Deodoro 568 | sala 301
santacruz@inspirainvestimentos.com.br

Passo Fundo | RS
(54) 2106.2375
Rua Teixeira Soares 1.117 | sala 604
atendimento@inspirainvestimentos.com.br

Telefone Ouvidoria
(XP Investimentos)

0800 722 3710

©2018 Inspira Investimentos.
Todos os direitos reservado.