Você não precisa ser derrotado pela inflação

Há quem diga que o ano só começa depois do carnaval. Pois bem, passado o feriado é hora de organizar as finanças e planejar os investimentos. E para começar, é fundamental entender indicadores básicos da economia. Em 2020, a taxa básica de juros do Brasil, a Selic, finalizou o ano em 2%. Já a inflação medida IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) ficou acumulada em 4,52% de janeiro a dezembro.

Isso significa que quem esteve com seus recursos atrelados 100% à taxa de juros, ou ao CDI, perdeu poder de compra. O mesmo para quem investiu seus recursos em Poupança, pois a inflação foi maior do que o rendimento anual do ativo mais popular do Brasil. Ou seja, seu patrimônio no início de 2020 era mais valioso do que quando o ano terminou. E isso não se justifica com a pandemia. Mas sim por falta de acompanhamento e de busca por investimentos mais rentáveis. Em 2019, a inflação já havia sido maior que o rendimento anual da Poupança.

O detalhe importante é que esta situação de taxa de juros baixa e inflação levemente mais alta, mas controlada, é a expectativa para a maioria dos economistas no Brasil também para 2021. Ou seja, se você não atualizar sua forma de investir, seu Patrimônio perderá valor, tornando seus objetivos financeiros mais distantes de serem alcançados. Por isso, avaliar os rendimentos reais dos seus investimentos (inclusive investimentos em imóveis), bem como seu perfil de investidor, são itens essenciais.

E atenção, tornar-se arrojado e buscar investimentos em bolsa não necessariamente trará mais retorno. Afinal, em 2020, o Ibovespa, um dos principais indicadores da bolsa brasileira, também perdeu para a inflação. Seu resultado no ano foi de 2,97%. Na Inspira Investimentos, sugerimos que seus investimentos em ações acompanhem toda a trajetória de sua vida financeira, gerenciando os percentuais de alocação conforme o momento. Mas isso é assunto para nossa próxima coluna.

No fim, o segredo é a disciplina com o seu dinheiro. Disciplina em acompanhar e/ou buscar assessoria qualificada para que seus recursos cresçam e realizem seus projetos de vida. Disciplina com o seu perfil de investidor para não cair em armadilhas do ganho rápido, como já mencionamos outras vezes aqui. Com atenção a esses pontos, a probabilidade que seus investimentos tenham performance abaixo da inflação é muito menor.

Já fez a avaliação dos seus rendimentos em 2020? Quer ajuda para melhorá-los para este ano? Estamos à disposição. 

Inspira Investimentos

www.inspirainvestimentos.com.br

Santa Maria – (55) 2103.3600

Santa Cruz do Sul – (51) 2106.3600

 

https://inspirainvestimentos.com.br/wp-content/uploads/2018/09/icon_local-65x65.png

Nossos endereços:

Santa Maria | RS
(55) 2103.3600
Rua Floriano Peixoto 1709 | sala 501
santamaria@inspirainvestimentos.com.br

Santa Cruz do Sul | RS
(51) 2106.3600
Rua Marechal Deodoro 568 | sala 301
santacruz@inspirainvestimentos.com.br

Telefone Ouvidoria
(XP Investimentos)

0800 722 3710

©2018 Inspira Investimentos.
Todos os direitos reservado.