Risco, retorno e liquidez em investimentos

Os investimentos no mercado financeiro são muito diferentes dos investimentos em imóveis físicos?A principal diferença está em duas variáveis: dinâmica de preços e liquidez.

Você não sabe quanto vale aquele seu terreno ou o do seu vizinho, o apartamento, a casa em que você mora ou aquela que comprou porque todo mundo estava investindo no ramo imobiliário, nem mesmo o quão valioso é o seu negócio, a menos que os venda efetivamente. Tente fazer isso com pressa e o resultado será uma perda de dinheiro que tirará seu sono por décadas. Na prática é mais ou menos assim: O que você pagou somado à inflação do período, resultou em $100 (valor), mas recebeu apenas $60 (preço).

As Bolsas de Valores nada mais fazem do que precificar em tempo real as sociedades de capital aberto que se dispuseram a serem auditadas, profissionalizaram seus empreendimentos e aceitaram ser questionadas por seus atos por investidores de todos os tamanhos. Só que os preços que piscam nas telas das corretoras nem sempre são justos.

Nos momentos de euforia, ganhar dinheiro parece fácil. As pessoas compram ações porque o amigo deu dicas e o influencer digital parece menosprezar a inteligência de quem ainda não começou a investir. Sem muito estudo ou análise, investidores podem estar pagando preços absurdamente altos que continuarão subindo irracionalmente por tempo indeterminado.

Aí vem uma pandemia, a quebra do “bancão” internacional, aquele asteroide que pode passar raspando na Terra, e o desânimo começa. Em poucos dias, o medo se instala. Para resguardar o que sobrou basta clicar no botão de venda. Sim, em frações de segundos você consegue encontrar um comprador para os seus ativos. Ufa, a liquidez o salvou. Você não estava sozinho, o pânico é um sentimento que contagia rapidamente. Quanto mais gente vendendo, mais os preços caem. Abaixo do valor devido em alguns momentos.

Chamamos isso de volatilidade. Calma, no longo prazo, os fundamentos prevalecem. A racionalidade retorna e o dinheiro volta para o mercado. Os preços refletirão o valor justo das empresas. Mas quanto é esse prazo?! Somos sinceros em dizer que investir em ações é para a vida toda.

Recomendamos comprar apenas aquilo que se conhece, prezando pela qualidade da governança. Verificar se a empresa tem preocupações sociais e se está adequando suas estratégias para produzir de forma ambientalmente sustentável também é tarefa de casa para investidores. E, logicamente, pague menos do que a empresa vale e reduza sua exposição quando os preços estiverem muito acima do seu real valor. Simples assim, mas não é receita de internet, blog, grupo de amigos, muito menos da “rádio corredor”. Combine suporte especializado com paciência e humildade e estará no caminho trilhado pelos investidores de sucesso.

Na Inspira Investimentos não recomendamos produtos. Construiremos junto com você sua liberdade financeira. Já agendou sua reunião?! 

Inspira Investimentos

Whatsapp: (55) 2103.3600

Santa Maria – (55) 2103.3600

Santa Cruz do Sul – (51) 2106.3600

www.inspirainvestimentos.com.br

A Inspira Assessores de Investimentos, inscrita sob o CNPJ 10.491.509.0001-38 é uma empresa de Assessoria de Investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários na forma da Resolução CVM 178/23 (“Sociedade”), que mantém contrato de distribuição de produtos financeiros com a XP Investimentos Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários S.A. (“XP”) e pode, por conta e ordem dos seus clientes, operar no mercado de capitais segundo a legislação vigente. Na forma da legislação da CVM, o Assessor de Investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais A Sociedade poderá exercer atividades complementares relacionadas aos mercados financeiro, securitário, de previdência e capitalização, desde que não conflitem com a atividade de assessoria de investimentos, podendo ser realizada por meio da pessoa jurídica acima descrita ou por meio de pessoa jurídica terceira. Todas as atividades são prestadas mantendo a devida segregação e em cumprimento ao quanto previsto nas regras da CVM ou de outros órgãos reguladores e autorreguladores. Para informações e dúvidas sobre produtos, contate seu assessor de investimentos. Para reclamações, contate a Ouvidoria da XP pelo telefone 0800 722 3730.

https://inspirainvestimentos.com.br/wp-content/uploads/2018/09/icon_local-65x65.png

Nossos endereços:

Santa Maria | RS
(55) 2103.3600
Rua Floriano Peixoto 1709 | sala 501
santamaria@inspirainvestimentos.com.br

Santa Cruz do Sul | RS
(51) 2106.3600
Rua Marechal Deodoro 568 | sala 301
santacruz@inspirainvestimentos.com.br

Passo Fundo | RS
(54) 2106.2375
Rua Teixeira Soares 1.117 | sala 604
atendimento@inspirainvestimentos.com.br

Telefone Ouvidoria
(XP Investimentos)

0800 722 3710

©2018 Inspira Investimentos.
Todos os direitos reservado.